sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Trecho 4 - João Pessoa - Recife, passando por Praia Bela







Quarto Trecho : João Pessoa - Praia Bela/PB – Recife/PE
Data: 30/01/12 – segunda-feira

O sol nasce mais cedo em João Pessoa, pois aqui, na Ponta de Seixas é o ponto mais oriental do país.
A cidade, linda à noite, torna-se encantadora durante o dia.
Após rodar muitos quilômetros na orla e conhecer o forte de Santa Catarina, rumamos ao sul para curtir o dia na Praia Bela.

Imagine um recanto onde a natureza te diz: Parabéns! Você está na Praia Bela!
Um doce encontro entre o rio e o mar, com águas suaves e rasas, em que as mesas repousam gentilmente nas águas, numa simbiose perfeita entre homem e água... Não vi um lixo sequer nas águas! E tinha bastante gente lá!
As pessoas começam a compreender a importância de curtir e preservar!
As crianças brincaram com um caiaque, comemos ensopado de frutos do mar (Menos o Yago por causa do caranguejo...), caldo de camarão e muita água de coco...

Saindo de Praia Bela, pegamos a Rodovia PB 08 em direção à Recife.
No caminho, paramos para comprar mangas e bananas vendidas em uma banca na frente de casa, por uma paraibana muito simpática.
Toda a terra que a vista alcança está tomada de plantação de cana de açúcar e o cheiro agridoce que a acompanha não é tão agradável...
Seguindo o caminho, chegamos à localidade de Taquara, onde, em uma igreja velha, mais muito velha, havia um grupo de 5 jovens tocando e cantando: guitarra, contra baixo, bateria, teclado e voz.
Não consegui entender uma palavra da música, mas eles estavam muito compenetrados ensaiando... Parada para foto!
Seguimos o caminho assistindo o Capitão América.

Diferente das estradas que vimos até então, as rodovias da Paraíba por onde passamos nãos estão em tão boas condições. Não há sinalização de asfalto, o que dificulta o caminho.
Porém, mais à frente, ao tomar novamente a BR 101, uma surpresa, um ônibus do Exército informando: 2° Pelotão de Engenharia do Exército.
É isso mesmo: o exército construindo estrada!
Todas as máquinas, caminhões, roupas dos trabalhadores, todos do exército.
Mais tarde uma placa explicava que o projeto tratava-se de um convênio entre o SESI e o Ministério da Defesa, funcionando como escola de pavimentação para os militares. E assim vão muitos quilômetros... com engarrafamento, inclusive!

Entrando em Pernambuco, uma placa imensa avisa: Desculpe o transtorno! Pernambuco está em obras...
Essa placa se estende a todas as vias que passamos! Não um recanto que não esteja em obras...
A impressão que se tem é que Prefeituras, Governo Estadual e Federal disputam pra ver quem faz mais obras!
Há obras no metrô, nas galerias de esgoto, implantação de aquedutos, centros de cultura, pavimentação, pavimentação, pontes, mais pavimentação, muitas escolas novas, e muuuuito engarrafamento!

Chegamos em Recife à noite e batemos em várias portas até encontrar um hotel que compatibilizasse nossa vontade e possibilidade... Mas nada como uma boa noite de sono para esquecer o cansaço!
Jantamos no Shopping Guararrapes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário