sábado, 4 de fevereiro de 2012

Maceió (AL) - Aracaju(SE)

Trecho
Maceió – Aracaju
Data: 02/02/12 - Quinta-feira

Ver o dia amanhecer em Maceió é um privilégio!
Pena que pegamos dias de maré cheia, que nos impediram de curtir as piscinas naturais de Pajuçara...
Nos ensinaram que a maré fica baixa na lua cheia ou nova... E nós estamos na lua crescente!!!
Mas curtimos um pouco de mar e depois comemos uma lagosta ao termidor num restaurante chamado Parmeggiano, que foi o mais barato de todos os que fomos até agora, por incrível que pareça!!!

Por conta de um probleminha no vidro dianteiro nossa saída de Maceió rumo à Aracaju atrasou 2 horas! O que resulta em bem mais da metade do trecho durante a noite.
Saíamos às 16h!
Novamente, em vez de trafegar na BR 101, aproveitamos a Rodovia Estadual AL 101 e depois sim, a BR 101!
A estrada é muito mal sinalizada e, tanto de dia quanto de noite, tem muitas armadilhas.

Cruzamos as lindas águas das Alagoas, com especial destaque ao mirante da Praia do Gunga... e novamente bate aquela vontade louca de parar e esquecer o roteiro...
Mas o tempo é curto e Aracaju está muito longe!
Infelizmente a estrada sinuosa e escura e não nos permite relaxar e aproveitar o passeio...
E tem os canaviais pegando fogo a cada curva da estrada...
E assim cruzamos cidades que nunca antes sonhávamos que existiam: Coururipe, Piaçabuçu, Penedo...

Penedo, envolta em uma nuvem de fumaça adocicada, parece uma miragem à margem da escuridão do caudaloso Rio São Francisco, com suas luzes, hotéis, igrejas...
Quis ficar ali também!!!
Somos muito volúveis!
Mas a balsa parecia estar à nossa espera. Mal chegamos à beira do rio, avistamos a balsa e ela partiu em 5 minutos.
Cruzamos o Rio São Francisco às 19h 30min, o que aqui significa noite escura, breu! Ficamos sabendo que a última balsa sai às 22h!
Na travessia conhecemos um grupo de cariocas, também descendo de Fortaleza de carro, e seguimos até Aracaju em comboio.
De novo a BR 101 é um canteiro interminável de obras, e quê obras!
Chegar em Aracaju foi barbada! E encontrar Atalaia e hospedagem boa e barata, idem!
Não é à toa que chamam Aracaju de Cidade da Qualidade de Vida! É um encanto!
Também quero voltar aqui!!!